Nessa segunda (11), os vereadores: João Teles, Januário Brandão, Rodrigo Dias e Zequinha Silva denunciaram um novo corte de energia no SAAE de Curaçá, empresa de saneamento da Cidade, que fica no norte da Bahia. É o segundo em menos de um mês, apuraram os edis. “No mês passado, dia 23, eu já cobrava do Diretor do SAAE, Iranilson Cunha, informações sobre o corte que a COELBA fez na Estação de Tratamento de água, mas não tive resposta. Então veio esse novo corte e nós decidimos verificar de perto, constaramos o fato, procuramos o Diretor e ele veio até a Câmara e confirmou o corte. Mesmo assim, vamos fazer um requerimento para saber qual é a dívida total do SAAE com a COELBA, que é a distribuidora elétrica; também qual a dívida da Prefeitura com o SAAE, e ainda qual a posição do Prefeito Pedro Oliveira com a situação, para ver como é possível ajudar a Autarquia”, revelou o Vereador Zequinha. Na foto, é possível ver que um gerador, instalado na sexta-feira 8, está sendo utilizado para que as bombas continuem funcionando. Segundo os vereadores, a COELBA retirou as canelas da rede elétrica e está no local possivelmente para evitar que se faça ligação clandestina (gato).
De acordo com João Teles, há suspeita de que a dívida do SAAE com a COELBA, distribuidora de energia da Bahia, seja superior a um milhão de reais e que a dívida da Prefeitura com o SAAE seja metade disso. “A Prefeitura tem prédios e equipamentos públicos, então precisa pagar tal como qualquer cliente. Se o cliente não paga, vão lá e cortam a água dele. Por que a Prefeitura merece ser tratada diferente? Claro que tem lugares públicos de atendimento em educação e saúde que não podem ser cortados, mas esse Governo tem que tomar uma providência para permitir que o SAAE saia dessa situação”, explicou João Teles.
O Vereador Januário falou que o requerimento, que eles estão fazendo, convoca o Diretor do SAAE para dar explicações oficiais na Câmara e que ainda vão fazer novas investigações para apurar qual a situação administrativa do SAAE atualmente. Por fim, ele questionou a forma de gerir da Gestão Municipal “Eles sempre falam que são referência em administração. Já nós da oposição estamos vendo com preocupação o que está acontecendo com o SAAE. Não podemos aceitar que esta empresa de mais de 60 anos venha a fechar as portas por incompetência deles”, concluiu o Vereador.
Fonte: Ascom
Foto: Reprodução
0 Comentários