A aparente vitória da APLB, que na manhã de ontem (23) conseguiu a suspensão da votação, na Câmara Municipal, do Projeto de Lei 3.727/2022 oriundo do Executivo Municipal, que regulamenta e faz adequações administrativas para o cumprimento do Piso Nacional do Magistério no Município de Juazeiro-BA, caiu por terra.
O presidente da Casa Legislativa Municipal, Lindemberg Souza dos Santos “Berg da Carnaíba”, depois de receber rasgados elogios dos professores sobre a retirada do Projeto da pauta, convocou as presas uma Sessão Extraordinária para retomar a votação do Piso Nacional do Magistério Público da Educação Básica, na manhã desta quinta-feira (24).
A votação que durou menos de um minuto, foi acompanhada com muita indignação pelos professores, que mais uma vez lotaram a Casa Aprígio Duarte.
O Projeto de Lei aprovado pelos vereadores prevê um aumento de 26,51%, abaixo do piso nacional e retira algumas conquistas da categoria, o que segundo dirigentes sindicais da APLB é considerado um retrocesso para os professores de Juazeiro.
O vereador Mitú do Sindicato (PC do B) falou a nossa reportagem sobre o assunto: ” Minha opinião é um momento de muita tristeza e decepção, no momento que o país passa por uma crise econômica mundial política a classe tão importante para todos nós, como a dos professores, o governo municipal manda uma um projeto para retirar direito, direito adquirido”.
Os vereadores que votaram contra o Projeto de Lei 3.727/2022 foram:
Alex Tanuri (PP);
Mitú do Sindicato (PC do B);
Renato Brandão (PL);
Assis da Apolo (PRTB)
O vereador Salvador (PC do B) não esteve na sessão, por questão de viagem a Recife, mas informou à imprensa que votaria contra o protejo se estivesse presente.
A base de sustentação da Prefeita Suzana Ramos na Câmara de Vereadores, responsável pela aprovação na íntegra do Projeto, inclui os dois vereadores do PT: Jean Gomes e Luciano do Vale, que há tempos não seguem a posição da legenda no município, que é de oposição.
Votaram a favor:
Aníbal (PTC) ;
Amadeus (PP);
Bené Marques (PSDB)
Lourival Quirino (sem Partido);
Hitallo Marcelino (DC);
Dionísio (PDT)
Luciano do Valle (PT)
Jean Gomes (PT)
Clésio de Susana (REDE)
Gildasio Barão (PRTB)
Gleidson Medrado (PSD)
Nalvinho Leopoldo (Patriota)
Imagem: Reprodução/Youtube
Da Redação: TNR
0 Comentários