Em um evento solene, que teve quase uma hora de atraso, os novos conselheiros tutelares e suplentes tomaram posse nesta quarta-feira (10) no salão da Câmara de Vereadores de Juazeiro-Bahia.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Suzana Ramos, do Dr. Francisco Pereira de Morais, juiz da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro, Nadja Sueli Dias, Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro (SEDES), representantes da Câmara de Vereadores, CIAM, Guarda Municipal e CMDCA, além dos conselheiros e seus familiares.
Charles Vargas, conselheiro reeleito e atual coordenador do CT foi convidado a falar em nome dos seus colegas. Na oportunidade, Vargas citou as dificuldades do Conselho Tutelar na antiga e atual gestão municipal, referiu-se também a falta de conhecimento da sociedade em relação ao papel dos conselheiros.Charles cobrou da prefeita Suzana o retorno da equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e falou da necessidade de Juazeiro ter o segundo Conselho Tutelar para atender as demandas de Juazeiro, sendo aplaudido, sobretudo, pelos suplentes do atual CT que disputaram uma vaga em outubro de 2023.
Representando a Câmara, o vereador Renato Brandão saudou os conselheiros eleitos e disse que o CT tem sempre que atuar para preservar a dignidade humana. O edil também reforçou o pleito dos conselheiros em criar mais um Conselho Tutelar para Juazeiro.
Nadja Sueli Dias, Secretária de Ação Social parabenizou os conselheiros eleitos, ressaltando que eles são a primeira linha de defesa dos direitos da criança e adolescentes e se colocou à disposição do Conselho Tutelar, afirmando que a proteção das crianças e adolescentes é uma prioridade da atual gestão.
O Juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr Francisco, tratou da importância da Rede de apoio envolvendo as secretarias de saúde, educação, assistência social funcionarem. O magistrado concordou com a fala anterior do coordenador do CT de que o trabalho dos conselheiros não é uma tarefa fácil, citando as vezes em que a Sede do Conselho Tutelar faltou internet ou impressora.
A prefeita Suzana Ramos, em seu discurso durante a cerimônia, destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares no contexto social e ressaltou o comprometimento da administração municipal em apoiar suas ações. A prefeita falou da preocupação com as crianças e adolescentes e a importância de resolver a situação do CAPS infantil,com a criação de um espaço para atender os autistas e as crianças com necessidades especiais.
Suzana concluiu dizendo que o projeto da criação do Novo Conselho Tutelar já estava nas mãos da Procuradoria e que ela pretende colocar a Lei para ser votada, assim que a Câmara de Vereadores voltar do recesso, em resposta às cobranças feitas na cerimônia de posse dos conselheiros.
Por último, a prefeita Suzana Ramos, deu posse aos titulares e suplentes do Conselho Tutelar, reafirmando seu compromisso com a promoção do bem-estar infantojuvenil.
Da Redação: TNR
Fotos: TNR
0 Comentários