A comunidade de Santa Terezinha, no baixo Salitre, na noite de ontem (24) foi palco de encontro de cordões de penitentes, uma forma de fortalecer essa tradicão secular no município de Juazeiro.
Há quatro anos, o guia de penitentes José Lair vem organizando junto à comunidade o encontro de cordões no dia 24 de abril, data em que se comemora o Dia de São Vicente, padroeiro dos penitentes.
Este ano, seis cordões se fizeram presentes, vindos das comunidades de Baraúna, Curral Novo, Lagoa, Rodeadouro e Santa Terezinha, além de um do vizinho município de Sobradinho.
O público presente se emocionou com os benditos rezados ao mesmo tempo em frente a igreja da comunidade, bem como as crianças puderam se aproximar mais desta tradição religiosa ainda viva a cada quaresma no Salitre, momento em a penitência acontece de forma mais expressiva.
O evento contou também com a participação da Paróquia Santo Antônio, cujo pároco, ao final do encontro, realizou benção dos grupos de disciplinadores e alimentadeiras de alma.
O Coletivo Enxame esteve presente e registrou alguns momentos fortes do encontro, pois acredita que a religiosidade popular faz parte da cultura local e portanto deve ser fortalecida, inclusive devendo contar com investimentos públicos.
Fotos e Textos: Comunicação Enxame
0 Comentários