PCdoB de Juazeiro-BA celebra os 100 anos de fundação do Partido no Brasil

Os 100 anos de luta e resistência do Partido Comunista do Brasil foram celebrados  nesta sexta-feira (25)  em todo o Brasil. Em Juazeiro, a direção do PCdoB  recebeu em sua sede, militantes, filiados e convidados para  participarem de um café da manhã reforçado e de um bolo em comemoração ao centenário da agremiação comunista.  

No aniversário temático, não podia e nem faltou os discursos simbólicos e representativos em que oradores e oradoras se revezaram para exaltar a importância histórica do PCdoB nas lutas e conquistas sociais do povo brasileiro.

A voz de Paulo Cesar de Andrade, referência histórica do PC do B, que já ocupou uma cadeira no parlamento municipal de Juazeiro em 1982, trouxe emoção aos vanguardistas da esquerda juazeirense que esteve presente, ao cantar o Hino da Internacional Comunista.

O presidente Gilson falou sobre a trajetória do Partido, resgatando a memória daqueles que com coragem, construíram e levaram adiante as bandeiras e os projetos do PCdoB no Brasil, citando Aroldo Lima como exemplo de luta e vivência partidária. 

O ex-presidente do PT de Juazeiro, João Leopoldo, enalteceu a construção do PCdoB e relembrou a habilidade política que levou o partido a comandar a cidade por oito anos e ainda eleger  Zó para representar a legenda em nível estadual. 

O representante do PT ainda parabenizou   o partido  e os  vereadores Mitú do Sindicato e Dr. Salvador pela atuação parlamentar, que segundo ele (Leopoldo), tem salvado a esquerda da vergonha no município.

A conjuntura municipal  também foi pautada pelo vereador Mitú, que abordou entre outros assuntos,  o retrocesso na educação com a aprovação do Projeto de Lei do Piso do Magistério, que segundo o parlamentar trouxe prejuízos à categoria dos professores de Juazeiro. 

Lucinha, representando a Secretaria de Mulheres do PCdoB e outros camaradas que fizeram uso da palavra, reforçaram o compromisso do PCdoB de Juazeiro em reeleger o deputado estadual Zó, como forma da legenda continuar  pautando a política municipal e regional,  sem perder de vista o projeto estadual e nacional, que é a eleição de Lula presidente e Jerônimo governador da Bahia.

O evento contou com as presenças do vereador Mitú do Sindicato, Paulo César Andrade de Carvalho; João Leopoldo, ex- dirigente do Partido dos trabalhadores de Juazeiro e Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto; Zezinho do Sindicato, presidente do Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Assalariados Rurais, entre outras lideranças.

Em Niterói -RJ, onde nasceu o PCdoB, as festividades conta com personalidades artísticas e da política nacional, como a presença ilustre do ex-presidente Lula.

As comemorações se estenderão durante todo o ano no Brasil e em Juazeiro; no próximo dia 08 de abril, haverá uma grande comemoração com as presenças de personalidades estaduais do PCdoB Bahia, bem como lideranças regionais. 

Da redação, com informações da Direção PCdoB Juazeiro Bahia.

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *