A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre as inscrições para a 8ª chamada pública de ocupação de pautas artístico-culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço –, uma seleção que busca impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura. Podem participar desta chamada propostas apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, que intencionam ocupar as salas de espetáculos, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso de espaços culturais em diversos municípios da Bahia.
A convocatória visa selecionar propostas artístico-culturais nas áreas de teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, audiovisual, videomapping, performances, discotecagem, culturas digitais, economia criativa, culturas populares, culturas identitárias, formação artística e/ou cultural, para ocupação da sala principal, anfiteatro, foyer/galeria, área externa e salas multiuso dos Espaços Culturais. O proponente deve checar na convocatória quais dependências estão disponíveis para ocupação em cada um dos 17 Espaços Culturais.
No Território Metropolitano de Salvador, são os seguintes espaços: Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Cine-Teatro Lauro de Freitas. Em outros territórios da Bahia, participam o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Teatro Dona Canô (Santo Amaro), Casa de Cultura de Mutuípe, Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) e Centro de Cultura de Porto Seguro.
Em Juazeiro-Ba, as produções culturais podem contar com o Centro de Cultura João Gilberto. De acordo com João Leopoldo, Diretor do CCJG, o centro cultural será entregue ainda este ano à comunidade do Território do Sertão do São Francisco, totalmente reformado, com revisão de toda a parte elétrica e instalação de novos e modernos painéis elétricos; rampas com acessibilidade nas entradas principais; banheiros para PCD; novos equipamentos de som, luz e vestimenta cênica; portas anti-pânicos na sala principal e foyer; projeto de segurança e combate a incêndio; novas vestimentas, camarins e salas multiuso com ar condicionados e modernização do rider técnico.
Segundo Leopoldo, que esteve na imprensa local acompanhado do Diretor de Espaços Culturais Geovan Bantu, os investimentos com a reforma e aquisição de novos e modernos equipamentos devem ultrapassar os 2 milhões de reais. Só as intervenções feitas pelo governador Rui Costa na estrutura física do Centro de Cultura João Gilberto já fará com que o João Gilberto seja infinitamente melhor do que quando ele foi construído na década de 90.
As inscrições tiveram início na última quinta-feira (1º) e vão até 20 de dezembro de 2022. A ocupação de Pautas será no período de 06 de fevereiro a 30 de junho de 2023, abertas para pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e pessoas jurídicas de direito privado ou público, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.
0 Comentários