Luiz Marinho, Ministro do Trabalho do governo Lula, em entrevista ao jornal Valor Econômico, afirmou que, se a empresa multinacional americana Uber deixar o Brasil por conta das eventuais mudanças na legislação trabalhista em relação aos trabalhadores de aplicativos, o governo poderá usar os serviços dos Correios.
A proposta que vem sendo discutida com o governo federal, é de garantir que os motoristas de aplicativos tenham proteção social, com a inclusão da categoria no INSS e que esses trabalhadores possam ter limites na sua jornada de trabalho. Marinho acredita que até o final do primeiro semestre o governo irá concluir regulamentação para os trabalhadores de aplicativos
O Ministro descartou que o tema possa colocar em risco a permanência das empresas por aplicativo no Brasil. Segundo Luiz Marinho, “Essas empresas anunciaram que deixariam a Espanha, caso isso acontecesse [regulamentação da categoria]. Sabe quanto isso durou? Em 72 horas elas voltaram. Estão lá, enquadradinhas, direitinho. Continuam explorando o trabalho, prestando serviço, é verdade. Mas explorando um pouco menos do que explorava esse conjunto de trabalhadores. E assim também será no Brasil.
Fonte: Agência Brasil/Valor Econômico
0 Comentários