Na manhã desta sexta-feira (09) , foi entregue ao município de Juazeiro o Mercado Joca de Souza Oliveira, totalmente reformado e ampliado.
A tão sonhada obra de reforma teve um investimento de mais de 5 milhões de reais do Governo do Estado da Bahia e ganhou pavimento superior, com novos boxes. A nova estrutura do Joca conta com praça de alimentação, box ampliados para lanchonetes e restaurantes, todos revestidos com cerâmica, sistema de drenagem para precipitações pluviométricas, rampas e escadas.
Com a entrega do equipamento à comunidade juazeirense pelo Governo Estadual, a responsabilidade pela a gestão, manutenção e divisão dos espaços no novo mercado passa a ser da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA).
Uma preocupação dos permissionários que não tiveram acesso a lista dos contemplados com boxes no Joca, como no caso de Dona Lucicleide Borges, de 47 anos, que desde 1996 trabalhou como Camelô na porta do Mercado e não sabe se foi escolhida, mesmo tendo feito o cadastro solicitado pela AMA.
Dona Cleide, como é mais conhecida, veio acompanhada de outras pessoas para questionar as autoridades presentes e a prefeita Suzana Ramos, que não compareceu ao evento, sobre a validade dos cadastros feitos pela prefeitura, na antiga e atual gestão. A preocupação é que os boxes sejam entregues a quem não tem direito.
Na sua fala de inauguração, o ex-prefeito Paulo Bomfim, além de questionar a ausência da Prefeita Suzana Ramos no ato de entrega do Novo Mercado, provocou a gestora municipal que segundo Bonfim, deveria se fazer presente para esclarecer aos permissionários sobre os critérios usados para a ocupação dos boxes.
O vereador Mitú (PCdoB) em fala anterior a do ex-prefeito, lembrou do cadastramento feito na gestão de Paulo Bonfim, disse ainda que iria procurar o Diretor da AMA Carlos Neiva, que também faltou ao evento, para saber sobre as listas dos permissionários. Mitú encerrou sua fala dizendo que não iria aceitar arbitrariedades na ocupação dos boxes.
O Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeandro Oliveira, falou que a Reforma do Mercado Joca era um pleito da população de Juazeiro-BA, com a participação do Deputado Zó e Roberto Carlos, que foram os grandes fiscais da obra, inclusive na troca das telhas antigas.
Sobre a reivindicação dos permissionários que querem transparência no cadastro dos que irão ocupar os espaços do novo mercado, o Secretário da SDR chamou a atenção do ex-prefeito Paulo Bomfim e do representante da AMA para que todos pudessem sentar e dialogar sobre o assunto, já que a população aprovou a Obra como excelente e nunca vista antes em Juazeiro.
Ao Secretário de Agricultura, o juazeirense Leonardo Bandeira, coube fazer as honras da casa e representar o governador Rui Costa. De acordo com Leonardo, o governo já investiu em Juazeiro-BA mais de 300 milhões de reais, em obras no Hospital Regional, na construção e recuperação de Escolas, no acesso ao Distrito de Abóbora, em pavimentação e também na reforma do Centro de Cultura João Gilberto. Bandeira lembrou que a obra do Joca não é uma reforma,mas uma reconstrução do prédio. “Ainda dizem por aí que o governador não fez nada” finalizou o Secretário.
Por fim, em tom de crítica a gestão municipal que tem pintado todas escolas e prédios públicos municipais com as cores da atual gestão, um popular perguntou: “ Em quanto tempo o prédio do Mercado Joca de Oliveira será pintado de verde?” façam as suas apostas!
Da Redação: TNR
Fotos: TNR
0 Comentários