Governo baiano dissemina técnicas de linguagem simples para aprimorar serviços da plataforma ba.gov.br

Trabalho de consultoria contratado com recursos de Programa das Nações Unidas incluiu oficina com servidores para tornar informações mais claras e acessíveis ao cidadão

O governo baiano quer utilizar recursos de linguagem simples para aprimorar a qualidade do atendimento ao cidadão prestado por meio da sua plataforma de serviços públicos digitais, a ba.gov.br (www.ba.gov.br). O trabalho – que visa tornar as informações disponíveis na plataforma mais acessíveis e inclusivas para a população -, é resultado de uma consultoria contratada pela Coordenação Executiva de Transformação Digital da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) com recursos do PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Como parte deste trabalho – que contou com a parceria na Diretoria Operacional do SAC – nos últimos dias 6 e 7 de outubro, trinta servidores dos mais diversos órgãos da administração pública estadual participaram de uma Oficina de Linguagem Simples, na Sala Paulo Freire, da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan). O objetivo foi qualificar os responsáveis pela alimentação da Carta de Serviços (https://servicos.ba.gov.br/), portal que reúne informações sobre os serviços públicos prestados pelo governo estadual e que funciona como um banco de dados para a plataforma ba.gov.br.

Gerente acadêmico da Divisão de Assuntos Acadêmicos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Fábio Arlen dos Santos Silva acredita que as técnicas aprendidas na oficina vão ajudar a aprimorar a comunicação com o seu público-alvo, formado por estudantes de graduação e pós-graduação da Uefs.
“É um método diferente, que nos faz repensar nossas rotinas já padronizadas, buscando meios para repassar a informação de forma mais clara e didática, para alcançar todas as pessoas, independente do conhecimento prévio que elas tenham”, diz Fábio.

Responsável pela condução da capacitação, a especialista em linguagem simples e UX Writer, Mônica Saraiva, dá mais detalhes sobre o conceito. “Um texto está em linguagem simples quando o leitor consegue encontrar rapidamente a informação, entende aquilo que está escrito e sabe a decisão a tomar, que pode ser, por exemplo, acessar um boleto de pagamento ou seguir as providências recomendadas num aviso de falta de água”,explica Mônica.

Como parte da consultoria, a especialista realizou também um diagnóstico do conteúdo da Carta de Serviços do Estado, com foco nas técnicas de linguagem simples, o que incluiu a elaboração de propostas de reescrita para as informações relativas a 20 serviços selecionados entre aqueles mais procurados e/ou que costumam gerar mais dúvidas dos cidadãos. Além disso, no último dia 21 de setembro, a consultora ministrou uma palestra sobre linguagem simples, em uma live que atraiu mais de 200 servidores do Estado. A gravação do evento pode ser conferida no canal do YouTube da Saeb, por meio do endereço https://www.youtube.com/watch?v=k3XhRiWZLuc.

Transformação digital – De acordo com a gerente de projetos Carla Pema, da Coordenação Executiva de Transformação Digital da Saeb, o trabalho de disseminação da linguagem simples integra o esforço do governo em consolidar a estratégia de transformação digital, orientada pela simplificação de processos e para a melhoria da experiência do cidadão no acesso aos serviços públicos.
“Nosso objetivo é plantar a sementinha da linguagem simples no Estado, a começar pela plataforma ba.gov.br, porque entendemos que a revolução da transformação digital vai além da tecnologia para envolver também o modo como nos comunicamos com o cidadão”, complementa a gerente de projetos Carla Pena.

Fonte: Ascom/SaebBA

Foto: Emília Valente

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