O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu em mãos no último domingo (19) ofício solicitando a construção de uma escola estadual no Vale do Salitre que tenha capacidade para atender em média 500 estudantes. O ato foi articulado pelo Coletivo Enxame e pela União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), que levaram estudantes de comunidades do Salitre para entrega de documento durante evento no distrito de Maniçoba, interior de Juazeiro.
A pauta foi levada inicialmente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) no dia 14 deste mês e em seguida ao gabinete da deputada Neusa Cadore (PT), que apóia o Coletivo Enxame desde 2020, e do deputado juazeirense Crisóstomo Lima – Zó (PCdoB), com acordo de que ambos parlamentares farão uma indicação conjunta. No ato de pedido formal ao governador, o ofício foi protocolado junto à sua equipe, para que possa haver acompanhamento da solicitação.
Na oportunidade, Jerônimo conversou com o estudante Gustavo Martins, da comunidade de Boa Esperança, no Médio Salitre, sobre o susto que ele vivenciou junto com outros/as jovens que estavam no ônibus envolvido no acidente no último dia 13 no dreno do projeto de irrigação no momento em que se deslocavam para estudar na cidade. Gustavo e dezenas de jovens saem do Salitre todos os dias para escolas de ensino médio na cidade devido a precariedade do funcionamento das extensões das escolas estaduais no Salitre. Jerônimo Rodrigues se mostrou solícito ao pedido, reconhecendo a necessidade do mesmo.
Para a presidenta da UAVS, Érica Daiane, além de defender a construção da escola, é preciso pautar que seja uma escola voltada para a realidade do campo, que seja construída em local geograficamente mais acessível e que possa ofertar uma educação de qualidade, considerando o que já existe de estudos sobre educação contextualizada ao Semiárido brasileiro.
Ascom Coletivo Enxame
Foto: Matheus Souza
1 Comentário
Essa luta é coletiva e acreditamos no compromisso do nosso governador com a educação do/no campo.