Escândalo na Educação de Juazeiro-BA: Áudios indicam manipulação no processo seletivo feito pela SEDUC. 

O Vereador Alex-Tanuri, através do seu perfil do instagram no dia de ontem (17) publicou: ” Em breve Juazeiro conhecerá mais um escândalo do governo Suzana. A gestão Municipal tem acumulado denúncias de corrupção e condutas imorais, mas o que está por vir é assustador e inaceitável você saberá de tudo com provas irrefutáveis”.

O teor das denúncias, até então desconhecidas, foi colocado em evidência pelo vereador Alex na manhã desta segunda-feira (18).  Inclusive com áudio da Secretária de Educação Normeide Almeida, que teria beneficiado a sua irmã no processo seletivo realizado pela SEDUC. 

Em entrevista para o programa Sem Fronteiras da Rádio Juazeiro a professora Socorro Bandeira, irmã do ex-deputado Joseph Bandeira, aprovada em primeiro lugar da seleção, também tinha feito denúncias semelhantes em abril de 2021 em relação ao processo seletivo da SEDUC. 

Na época,  a professora disse que aconteceram “atos inaceitáveis” na seleção onde “aconteceu de um tudo menos lisura e equidade”. Bandeira, Questionou ainda “Como o antepenúltimo foi promovido ao primeiro da lista”? 

Nas novas denúncias apresentadas pelo vereador Alex Tanuri, a situação fica ainda mais grave com os supostos áudios da Secretária de Educação Normeide Almeida.  

Confira a matéria e o vídeo encaminhado à imprensa pelo Vereador: 

A irmã da secretária de educação, Normeide, fez o processo seletivo para o cargo de “professor educador de participação cidadã”, do programa Projovem. Dilvaney Almeida Lima ficou com uma colocação ruim porque seus títulos, somados, a levaram a ter apenas 4,5 pontos. 

No resultado da fase preliminar divulgado dia 27/06, ela estava na 12ª colocação. O edital previa que o prazo para recursos expiraria no dia 28/06. 

No entanto, no dia 1º de julho, a SEDUC publicou uma mudança no prazo. Só isto já causaria estranheza. A nova data limite ficou para 11/07. 

Aparentemente o prazo foi estendido para ajudar alguém. E o que aconteceu? 

Recebi áudios de uma reunião na qual a secretária, Normeide Carvalho, orienta a comissão a aceitar títulos e elevar a pontuação da irmã, fazendo com que ela pulasse para o primeiro lugar, empatada com uma pessoa, mas assumindo a primeira colocação por causa da idade.

Nos áudios, a comissão discute entre si e as pessoas diziam que não teriam coragem de assinar a reconsideração porque seria escandaloso. As pessoas falam que os documentos apresentados não podiam sequer ser considerados certificados e não resultariam em pontos. 

Em certo momento da conversa, Normeide aparece e começa a orientar a mudança. Segundo ela mesmo diz na gravação, a irmã já estaria trabalhando no Social, mas teria um problema com a secretária Amélia. Por isso, ela orienta a irmã a fazer um recurso e a comissão a acatar o pedido.

Estamos diante de uma fraude no processo seletivo, articulada pela própria secretária de educação para beneficiar uma irmã! Está tudo gravado e tanto os áudios quanto os documentos serão entregues ao Ministério Público.

Essa mesma gestão fez recentemente um concurso público e várias pessoas ligadas a políticos aliados de Suzana foram aprovados. Como confiar? 

Estes áudios não deixam dúvida da manipulação. A Câmara de Vereadores deve imediatamente abrir uma CPI para investigar essa fraude e indiciar os culpados.

Fonte: Ascom/Alex Tanuri

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Absurdo é pouco! Isso é crime! Isso é crime! Concussão ou mesmo corrupção passiva! Esse fato é grave, deve ser melhor apurado pelo Ministério Público e, se realmente confirmado, a agente pública deverá não apenas perder o cargo, mas ser condenada criminalmente! Chega de canalhices na Administração Pública!!!!

  2. Que absurdo!😳
    Que gestão péssima, educação e saúde sempre serão os principais elementos para uma cidade se desenvolver. Onde vamos parar!