De origem quilombola, a juazeirense Vitoria Souza da Silva é nomeada Defensora Pública na Bahia

O Site TNR recebeu de amigos e familiares a Portaria de nº 600/2024, desta segunda-feira (06/05) publicada pela DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DO ESTADO DA BAHIA, com a nomeação de VITÓRIA SOUZA DA SILVA, candidata aprovada no VIII Concurso Público para o provimento de cargos de Defensor (a) Público (a) de Classe Inicial da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Em suas redes sociais, Vitória Souza escreveu: “ o dia em que o sonho se torna realidade”. Ela continua: “Gratidão aos meus familiares, amigos, professores e a todos que partilharam comigo até aqui!”.

Vitória, de 27 anos, juazeirense de nascimento, é mulher preta, periférica, residente no Bairro Tabuleiro, em Juazeiro-BA. A sua família tem origem no Quilombo de Cupira, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. A nomeação de pessoas de comunidade historicamente marginalizada para funções no judiciário é muito simbólica e representativa.

Raquel Souza, tia de Vitória Souza, informou com exclusividade ao TNR de que a familia estava muito orgulhosa com a conquista de Vitória: “Desde cedo, a menina muito estudiosa já demonstrava onde iria chegar, sempre lutando pelos seus ideais, sempre desde nova já buscava fazer a justiça em prol dos mais necessitados e por isso ela trilhou esse caminho da justiça e procurando essa área da professoria pública, pois o objetivo dela sempre foi defender os mais necessitados. Então todos nós estamos radiantes com essa vitória, da vitória, né? A vitória é um orgulho para todos nós. Orgulho aqui para os moradores do bairro de Tabuleira e para toda a região do Quilombo, da Cupira, de Santa Maria da Boa Vista, todos que conhecem a Vitória sabem que ela é uma pessoa que luta por justiça, por igualdade social, pelos direitos dos que não têm vez de voz na sociedade. Então, todos nós estamos muito felizes já nos preparando, nos organizando para essa posse que será em Salvador” destacou Raquel.

Para nós do TNR, uma mulher preta e quilombola se tornando defensora pública não é apenas uma conquista pessoal, mas também um marco inspirador para tantos jovens marginalizados e sem perspectivas. A conquista pessoal de VITÓRIA SOUZA DA SILVA deve ser sempre motivo de orgulho e celebração, não apenas para ela e seus familiares, mas para todos que acreditam ser possível mudar suas realidades, através da educação.

O Site Tá Na Roda, que tem compromisso com a luta dos povos marginalizados e sub-representados, vem somar e manifestar a alegria de noticiar essa grande conquista, que sem dúvidas, trará novas perspectivas e sensibilidade para o sistema jurídico da Bahia.

Da Redação: TNR
Foto: Reprodução

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Parabéns a Vitoria pelo esforço, dedicação e conquista. Parabéns aos familiares p apoio e ensinamentos que serviram de base p que alcançasse esse grande objetivo.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  2. Quem não se orgulharia de uma pessoa desta?
    Mãe, pai, tios enfim muito obrigada querida por fazer parte desta nossa cidade Juazeiro da Bahia e de um bairro humilde, parabéns querida sucesso sempre 🙌🏽.