Coletivo da Periferia Brasileira de Letras inaugura a Casa do Museu Popular da Bahia

Imagem: Reprodução/Divulgação

Foi  inaugurada no bairro de Fazenda Grande do Retiro, território periférico da cidade de Salvador, no dia 02 de julho, data em que se comemoram os festejos da Independência do Brasil na Bahia, a Casa do Museu Popular da Bahia.

Idealizada pelo Grupo de Arte Popular A Pombagem, coletivo que integra a Periferia Brasileira de Letras (PBL), a Casa também funcionará como um museu comunitário e um centro de referência em estudos de Artes de Rua, Educação Patrimonial e Museologia Popular.

A ideia da Casa vem no sentido de satisfazer às demandas do coletivo, principalmente a necessidade de prosseguir com as investigações em torno do que seus membros chamam de arte-educação patrimonial. De acordo com Janete Brito e Fabricio Brito, mãe e filho que encabeçam a ideia, ser arte-educador patrimonial é usar a arte-educação como expediente metodológico para valorizar e potencializar o patrimônio cultural. Em outras palavras, é articular arte, educação e patrimônio em prol do desenvolvimento da comunidade. 

Com base na afirmação de que “a rua é o museu do povo”, a Casa se colocará para além de um espaço de conservação, guarda e exposição de objetos ou peças mnemônicas. Em vez disso, numa perspectiva de museu vivo, comunitário e popular, a Casa promoverá, através do Grupo de Arte Popular A Pombagem, ações culturais e educativas em ruas e praças do bairro de Fazenda Grande do Retiro, dialogando com os diversos patrimônios culturais da comunidade…quer saber mais? Acesse: Coletivo da Periferia Brasileira de Letras inaugura a Casa do Museu Popular da Bahia – Instituto Gonçalo Moniz (fiocruz.br)

Fonte: Fiocruz; publicado em 28/06/2022/ Reprodução: TNR; em 05/07/2022.

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *