Cheia do Rio São Francisco provoca prejuízos aos barraqueiros da Ilha do Rodeadouro

Imagem: Reprodução/video

Imagens desta quinta-feira (20), mostram a Ilha de Rodeadouro debaixo d’água, por conta do aumento da vazão da barragem de Sobradinho-BA.

Em imagens feitas por um barqueiro é possível ver a situação de restaurantes submersos.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf)  já vem alertando as mais de 30 prefeituras que ficam às margens do Rio São Francisco  que haveria a ampliação na liberação das águas, podendo o volume liberado chegar até  4.000 m³ até a próxima segunda-feira (24).

O aumento da vazão causou diversos alagamentos e prejuízos à população ribeirinha, inclusive, na Ilha do Rodeadouro, onde várias barracas ficaram submersas.   

A Ilha do Rodeadouro é considerada uma das mais atrativas e estruturadas do Rio São Francisco e fica localizada entre a cidade de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e é de lá que muita gente tira o sustento de suas  famílias. 

O Rodeadouro recebe milhares de turistas  que podem desfrutar de belas paisagens em passeios de barcos e lanchas, saborear um peixe e outras iguarias, podendo ainda se banhar nas águas tranquilas e aconchegantes  do velho chico. 

Com a cheia do Rio, que está sendo considerada a maior dos últimos 12 anos, os barraqueiros e barqueiros que ganham seus sustentos fazendo travessias de turistas, vendendo seus produtos culinários e souvenirs, já contabilizam os prejuízos.  

 Da Redação: Tá Na roda

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *