Entre os dias 07 e 09 de junho, a comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga, sediou a XI edição da Feira do Bode. O evento reúne criadores de caprinos e ovinos que expõem e comercializam animais rústicos e melhorados geneticamente e também participam de torneios e premiações. Outro atrativo do evento é a programação cultural, especialmente a participação de artistas e bandas da região.
Nos últimos anos, a organização do evento vem buscando apresentar novidades para conquistar cada vez mais o público, a exemplo da exposição de produtos beneficiados e artesanatos, além de uma variedade de lanches. As crianças também ganharam com a possibilidade de brincar numa área reservada para a montagem de brinquedos. Feira é também um local de visitação por parte de estudantes de escolas públicas do município.
Para Márcio Passos, membro da comissão organizadora, a Feira promove “uma troca de tecnologias, de conhecimento, é um momento que a gente tem de tá junto, discutindo nossos problemas, nossos desafios, (…) fomentando essa área da caprinovinocultura, isso só melhorara a cada dia”. Ele afirma que a partir de eventos como estes, as/os agricultores/as aumentam o conhecimento e, consequentemente, melhoram a renda das famílias.
Criadores de comunidades vizinhas, outros distritos ou municípios se deslocaram de suas propriedades para levar os animais. Além de expor e comercializar, Edvan Duarte, do distrito de Massaroca, também vai motivado pela participação no torneio de pista. Já Adelton dos Santos Silva, de Curaçá, se interessa mais em concorrer ao torneio leiteiro. Ele possui apenas três cabras de leite, mas costuma circular em algumas feiras da região, mesmo sem colocar os animais à venda, informa que consegue tirar as despesas e ter lucro, só com as premiações que conquista. Já Edvan, disse que uma de suas motivações é o desejo de que esta tradição se fortaleça na região.
A exposição de produtos, em sua maioria, é assumida pelas mulheres. Maria das Dores Cipriano, da comunidade de São José (NH4), pela primeira vez levou para a Feira do Bode acessórios para cabelo feito por ela. Na sua avaliação, a experiência foi positiva.
A Feira do Bode acontece em vários distritos de Juazeiro, seguindo calendário previamente estabelecido e tem por objetivo fomentar o sistema produtivo que envolve a caprinovinocultura tradicional, bem como incentiva o melhoramento genético dos rebanhos. A cultura local é outro elemento chave na organização da Feira.
Realizada pela Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e região – Coopercar, Prefeitura de Juazeiro, Enredo Produções, com apoio de diversos parceiros como Banco do Nordeste, Sebrae, Central da Caatinga, Cesol, Irpaa e outros, a Feira é um momento de intercâmbio de informações, além de movimentar a economia local. O evento conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência do Fomento ao Turismo, além de outros patrocinadores.
Fonte: Ascom/Agencia Chocalho
Fotos: Reprodução
0 Comentários