Em entrevista ao Site TNR, o presidente do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro-BA, Luiz Félix falou sobre a possibilidade do PSDB compor a base do governador Jerônimo e o cenário em Juazeiro, caso isso se confirme. Félix tratou também sobre o palanque do governador Jerônimo em Juazeiro e a situação do PV do Deputado Roberto Carlos.
Luiz explicou ao TNR que logo que passou o processo eleitoral confirmando a vitória de Suzana Ramos (PSDB) em Juazeiro-BA, o Partido dos Trabalhadores esperou o prazo de acomodação do novo governo municipal para declarar sua posição óbvia, que era a de ser oposição. Félix explicou que o partido cortou na própria pele, quando expulsou os dois vereadores eleitos pela legenda que aderiram a base da prefeita, em flagrante desrespeito e infidelidade às diretrizes partidárias.
Segundo Luiz, a decisão em ser oposição foi o caminho natural do PT, que disputou diretamente com a atual gestão, justamente por discordar de todo o arcabouço político e do modus operandi do grupo liderado pela atual prefeita, que além da adesão de grupos bolsonaristas, teve as mesmas práticas dos extremistas de direita ao espalhar fake news durante a campanha de 2020. O alinhamento com a direita foi confirmado em 2022, com o apoio de Suzana Ramos a Bolsonaro e ACM Neto, disparou o petista.
Para Félix, o PSDB, vindo ou não compor a base do governo Jerônimo, não afetará a estratégia que vem sendo construída pelos partidos de progressistas de Juazeiro. Ele afirmou que “o PT de Juazeiro definiu na sua estratégia política ser oposição a Suzana e ao modelo da extrema direita apoiado por ela. A tradição da legenda é ser oposição ao “Carlismo ” que representa o atraso, o privilégio para poucos, o nepotismo e o favorecimento das oligarquias, do mesmo modo que tem atuado a prefeita (Suzana), em Juazeiro.”
Indagado pelo TNR sobre qual seria o palanque de Jerônimo em Juazeiro, caso o PSDB decida fazer parte da base do governo estadual, Luiz respondeu que não tem dúvidas de que “o palanque de Jerônimo será de quem comeu sal e poeira junto com ele, quem apoiou desde o início, que acreditou desde o início na possibilidade da sua eleição”, frases atribuídas por Luiz ao governador Jerônimo, que segundo o presidente, teria dito essas palavras no seu discurso, na oportunidade em que esteve em Maniçoba, para entregar um sistema de abastecimento de água para as comunidades do interior de Juazeiro.
“Então, a gente em Juazeiro não pode pensar diferente, o nosso palanque, o palanque que a gente trabalha é dos partidos progressistas, que tiveram sempre com a gente nessa luta para eleger Jerônimo Rodrigues e Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República”, ressaltou Luiz Félix.
Félix também foi questionado sobre as chances do PT de Juazeiro apoiar a reeleição da prefeita Suzana, caso se confirme a aliança com o PSDB em nível estadual, em uma escala de 0 a 10? Para o petista, as chances do PT apoiar a atual gestora é zero.
Sobre a indefinição do PV do Deputado Roberto Carlos Juazeiro, que mesmo fazendo parte da Federação Brasil da Esperança, junto com o PT e PCdoB ainda está na base da prefeita Suzana, Luiz disse que a composição do Deputado com Suzana em 2020 aconteceu antes da formação da Federação, que não existe um pressão e nem um prazo para que o Partido Verde se decida agora, a não ser o prazo natural onde o calendário eleitoral será definido e onde todos os partidos terão que dizer de que lado vão estar na disputa eleitoral de 2024.
De acordo com Luiz, o PT continuará sendo oposição e trabalhando muito para construir uma frente ampla por Juazeiro para ajudar a cidade a sair do isolamento político e do caos que se encontra. Para Félix, o propósito é contribuir para que Juazeiro seja uma cidade pujante, acolhedora, que gere emprego e renda, que invista no social, na saúde, na educação, no lazer e na cultura de qualidade, de modo que as pessoas possam desfrutar e viver com mais dignidade.
Da Redação: TNR
Foto: Reprodução
0 Comentários