A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) realizou na manhã da segunda-feira (21) uma palestra no auditório do Hospital Dom Malan em Petrolina/PE para os profissionais de saúde com o intuito de detectar as vítimas de violência, tendo em vista a notificação compulsória que deve ser realizada pelos serviços de saúde públicos e privados.
As palestrantes, representada pela DPC Licelma Bomfim e IPC Taís Benevides estiveram tratando dos temas e na oportunidade a IPC Tais Benevides explanou sobre a história de Maria da Penha e a DPC DPC.
Licelma Bomfim por sua vez, abordou os assuntos: 17 anos da Lei Maria da Penha, Tipos de violência doméstica: física, psicológica, moral, patrimonial, sexual e virtual, Lei 14.149/2021, Lei da Laqueadura e principalmente sobre a Lei nº 13.931/2019, que trata sobre a notificação compulsória pelos serviços de saúde pública e privada e a importância dos profissionais de saúde identificar as vítimas de violência doméstica e comunicar para o gestor para realização da notificação compulsória para a DEAM.
Entre os assuntos abordados pelas agentes de polícia, foram tratados sobre a produtividade da DEAM, sobre a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e os órgãos que compõem a rede.
Outro assunto que esteve em pauta foi sobre o “Mariadapenhômetro e Cartilha de Violência Doméstica” , material didático produzido pela CAR e que foi distribuído para os 50 participantes da palestra, daquela unidade de saúde.
Fonte: DEAM Juazeiro BA
Agosto Lilás – Operação SHAMAR
0 Comentários