Morreu na manhã desta segunda-feira (16) o líder dos Congos de Juazeiro-BA, José Pereira, mais conhecido como Zé Gó Véi, que desde 1973, assumiu o grupo de tradição religiosa, que entoava pelas ruas da cidade, louvores à Virgem do Rosário, uma tradição que foi se perdendo na medida de que Seu Gó Véi adoeceu e ficou debilitado.
José Pereira, que já estava afastado das atividades do grupo, por questões de saúde, teve que ser internado urgentemente na noite de ontem (15), depois de passar mal em sua residência, vindo a falecer às 10:40, desta segunda-feira, no Hospital Regional de Juazeiro.
Não se sabe a data exata em que os congos surgiram em Juazeiro-BA, mas, segundo relatos, inclusive do próprio Gó Véi, é que os cânticos e as danças foram passadas por José Cassiano, um morador antigo da Ilha de Nossa Senhora, que ajudou na formação do grupo de marujos. Seu Gó Véi contava que foi seu avô, também membro do grupo, que lhe pediu para ele assumir a função de lider dos Congos e manter a tradição.
O velório de Zé Gó Véi acontece em sua residência, no Bairro Lomanto Júnior, na Rua São Jorge n 351. O enterro será nesta terça (17), às 16h, para o cemitério central.
Da Redação: TNR
Fotos: Reprodução
0 Comentários