Em Juazeiro-BA, é excessiva a quantidade de outdoor espalhadas pela cidade, sobretudo, nas áreas de grande fluxo de veículos. As placas de publicidade e sinalizações de grande porte, são instaladas em vários pontos e ambientes da cidade, contaminando a paisagem urbana e comprometendo a segurança viária.
Quem chega em Juazeiro-BA, passando pelas BRs 235 e 407, que cortam a cidade, podem ver as grandes estruturas publicitárias tomando conta da paisagem, sem padronização e sem critério do local onde devem ser instaladas, causando poluição visual e degradação ambiental.
Na “banca” em direção a ponte Presidente Dutra e na “banca” por onda passa a Rodovia Lomanto Júnior, entre os bairros Castelo Branco, Alto do Cruzeiro, João XXIII e Lomanto, há vários outdoors e outros tantos sendo colocados.
As placas gigantes aumentaram significativamente na gestão da prefeita Suzana Ramos, que além dos outdoors, também permite que o solo muncipal seja invadido por trailler de lanches, vendedores ambulantes, que ocupam os calçadões da Rua Conselheiro Saraiva, Tv Ribeiro, praças e outros espaços públicos de Juazeiro, inclusive nos pontos turísticos, como a Orla II, de modo desordenado.
A conceção para ocupação do solo público é uma atribuição da Semaurb, que deveria reduzir a quantidade de outdoors e padronizar as placas de anúncios, que estão em todos lugares, como mostra a matéria do Site TNR.
Combater a poluição visual e o uso indevido do solo público deve ser uma das pautas prioritárias da gestão municipal, que não pode continuar permitindo a distribuição aleatória de licenças para outdoor, trailers e barracas que poluem e desfiguram a paisagem natural e arquitetônica da cidade.
Será que algum parlamentar terá a coragem de propor alguma Lei Municipal para regulamentar e combater os abusos da poluição visual que estão contaminando a paisagem urbana de Juazeiro?
Da Redação: TNR
Fotos: TNR
0 Comentários