Comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito 2023 traz como tema “No trânsito, escolha a vida”. Em Juazeiro, o debate está sendo pautado a partir da iniciativa do professor Nivaldo Freitas e do Professor Du Rap, integrantes do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito na referida cidade, foi realizado um Fórum de discussão no último dia 20 na Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Na ocasião participaram estudantes da rede estadual, educadores/as e representantes de órgãos como a Prefeitura de Juazeiro, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Detran, Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Uneb e Univasf.
Para o Professor Du Rap, que é observador certificado do Observatório Nacional, esta iniciativa visa provocar ações individuais e coletivas que ajudem a promover a vida no trânsito. Com as discussões é possível estimular melhores práticas por parte das pessoas, sejam elas motoristas, pedestres, ciclistas e também por parte das instituições, tanto no sentido da promoção de campanhas educativas, ações preventivas ou mesmo da aplicabilidade de leis e de um melhor planejamento para garantia da mobilidade urbana.
Além do Fórum, no próximo domingo, dia 24, haverá um passeio ciclístico saindo da Lagoa de Calu para a Orla Nova. O evento é gratuito e aberto a qualquer ciclista, com saída prevista para 7h.
Desafios
O crescimento das cidades acabam ampliando os problemas relacionados ao trânsito, o que exige uma atenção maior por parte dos poderes públicos e de toda sociedade. Em Juazeiro, algumas falhas históricas hoje comprometem o trânsito de automóveis e pessoas, gerando transtornos urbanos. As calçadas estreitas, por exemplo, levam pedestres a andarem pelas vias, gerando caos em algumas ruas centrais.
O professor Rafael Viana, do colegiado de engenharia da Univasf, esteve presente no Fórum e destacou que o município não possui um Plano de Mobilidade, instrumento obrigatório para acessar recursos federais para investir nesta área. Segundo o professor, que realiza pesquisas sobre o assunto, este debate está diretamente ligado a promoção de um trânsito com maior tranquilidade nas cidades, sejam elas pequenas, de médio ou grande porte.
Outra preocupação trazida pro debate foi a obra da Travessia Urbana que está em execução na cidade. A população tem questionado o projeto aprovado do ponto de vista da garantia da mobilidade de pessoas que precisam circular à pé ou de bicicleta. A idealizadora do Grupo de Pedal Chama na Catraca, Hellen Callazans, destacou a necessidade de maior atenção aos ciclistas, segmento que cresce no Vale do São Francisco, seja pessoas que pedalam por esporte e lazer ou que usam a bicicleta como meio de transporte no dia a dia.
Parcerias
A Semana Nacional do Trânsito 2023 em Juazeiro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte – CSTT, além das Polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Grupo Chama na Catraca e Coletivo Enxame.
Texto e fotos: Coletivo Enxame
0 Comentários