A apresentação do Projeto da Travessia Urbana da cidade de Juazeiro (BA) promovido pelo Colegiado de Engenharia Civil da Univasf em parceria com o DNIT-BA, foi muito disputada na manhã desta sexta-feira (15), contando com a presença da prefeita Suzana Ramos, o deputado federal Ricardo Maia (MDB/BA),os deputados estaduais Roberto Carlos (PV) e Zó (PCdoB), dos ex-prefeitos Isaac Carvalho e Paulo Bomfim (PT), além de representantes das comunidades alcançadas pelo projeto, comerciantes, professores e estudantes da Univasf.
A fala do Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT/BA) Roberto Alcântara, desmontou as falas repetidas por agentes políticos ligados à prefeita Suzana Ramos (PSDB) de que o ex-presidente Bolsonaro já tinha garantido os recursos no orçamento para a Travessia Urbana de Juazeiro, ao mostrar o orçamento previsto pelo governo passado para as obras de infraestrutura na Bahia.
Na sua fala inicial, Roberto Alcântara falou que “a obra da Travessia Urbana de Juazeiro só saiu pelo empenho do atual governo federal”, que segundo ele, disponibilizou as condições e garantiu os recursos para que a obra não parasse, citando como exemplo o volume de 800 milhões em recursos colocados no orçamento de 2023, só para atender a manutenção da malha viária brasileira, feito pelo governo Lula. Alcântara explicou que esse valor corresponde a todo o investimento feito durante os 4 anos pelo governo anterior para o DNIT. “A partir de agora, a obra terá uma celeridade maior em seu andamento. Vamos avançar o fluxo da obra”, disse o representante do DNIT na Bahia.
O engenheiro Marcos Torres, representando equipe técnica do DNIT, mostrou através de imagens em 3D projetadas em telão como ficará a Travessia Urbana de Juazeiro (BA) e respondeu algumas perguntas do público presente.
Está previsto no projeto da Travessia Urbana a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, e alargamento de todo trecho da BR-235.
Os trechos entre o Ceasa chegando na rotatória do Assaí Atacado e a construção do viaduto no contorno do Bairro Lomanto Junior/Lagoa de Calú já foram iniciadas e vem causando muitos transtornos aos comerciantes e a população em geral . “A nossa intenção é cada vez mais diminuir os transtornos no trânsito e entregar uma grande obra para todos”, garantiu o superintendente do DNIT/BA.
A obra tem prazo final de conclusão de 24 meses (2 anos) e possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões, sendo realizada pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
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