Uma das maiores ícones da cultura e historiografia juazeirense, Maria Isabel Figueiredo Pontes, ou como era mais conhecida, Bebela, integrante da Academia Juazeirense de Letras, faleceu na manhã deste sábado (9) aos 94 anos. Bebela já vinha fazendo tratamento de hemodiálise, há alguns anos.
Bebela, que foi casada com Orlando Pontes, um dos primeiros diretores do Centro de Cultura João Gilberto, dedicou sua vida ao teatro e as manifestações folclóricas dos ribeirinhos sanfranciscano, procurando manter viva as tradições culturais e o legado histórico de Juazeiro.
Maria Isabel Figueiredo, era professora historiadora e apaixonada pelas coisas da sua amada terra das carrancas, mas também mantinha fortes ligações com a cidade vizinha de Petrolina-PE, onde se formou pela Faculdade de Formação de Professores de Pernambuco, atuando em várias escolas petrolinesse, como professora. Bebela também foi Secretária de Educação e coordenou várias ações culturais em Juazeiro, valorizando a arte e a cultura, inclusive como regente de corais.
Juazeiro, perde uma grande referência da cultura viva e pujante, onde passado e presente se entrelaçam
Da Redação: TNR
Fotos: Reprodução
0 Comentários