A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) disponibilizou em março deste ano, um formulário para cadastro de informações do Programa Conselho de Cultura em Foco, com o objetivo de mapear os conselhos municipais de cultura e as políticas culturais presentes nos 27 Territórios de Identidade
O mapeamento é direcionado para os/as presidentes e/ou responsáveis pelos conselhos de cultura nos municípios e os dados obtidos ajudam a desenvolver as políticas públicas de cultura e o fortalecimento dos conselhos municipais.
O Programa Conselho de Cultura em Foco: Democracia, Cultura e Participação Social na Bahia tem o intuito de consolidar um Panorama dos Conselhos de Cultura do Estado da Bahia.
De acordo com o mapeamento realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no Território do Sertão de São Francisco existem somente 03 conselhos municipais ativos, sendo eles da cidade de Curaçá, Remanso e Sobradinho.
Juazeiro, que vai receber R$ 1,8 milhão, a maior fatia dos repasses da Lei Paulo Gustavo, sendo a cidade mais importante do Sertão do São Francisco, não aparece na lista da SecultBA.
Os Conselhos Municipais de Cultura são órgãos coletivos que colaboram na elaboração e na fiscalização das políticas públicas de cultura no âmbito municipal, assegurando o acesso e a participação dos fazedores de cultura no município.
O que aconteceu para que o CMC de Juazeiro ficasse de fora dessa relação? Com a palavra o Secretário de Cultura, Sérgio Fernandes e os membros do Conselho de Cultura do Município de Juazeiro-BA.
Da Redação: TNR
Fonte: SecultBA
0 Comentários