Major Ivana se reúne com a  Associação de Moradores para tratar da Segurança Pública no Bairro Lomanto Júnior

Os moradores do Bairro Lomanto Júnior participaram na noite de ontem (18) de uma reunião com Major Ivana Almeida, Comandante da 73ª CIPM e membros do Conselho de Segurança (CONSEG/NORTE 73 CIPM), representados por Nelson Ataides, presidente do Conselho, para tratar de assuntos relacionados a Segurança Pública na comunidade do Lomanto e bairros adjacentes.  

O evento organizado pela  Associação de Moradores e Amigos do Bairro Lomanto Junior (AMABLJ), que tem a frente o líder comunitário João Leopoldo, ouviu a Major Ivana que falou sobre as demandas da 73ª CIPM que atende 28 comunidades, ainda tem que dar conta do público que se desloca para o centro, vindo dos diversos bairros de Juazeiro. Disse ainda que são boas as referências do Lomanto, que é formado na sua maioria por moradores antigos, com residências próprias, mas que estava informada sobre algumas áreas críticas do bairro, que faz divisa com o bairro Novo Encontro e Alto do Cruzeiro.  

A major também falou da sua satisfação em receber o novo contingente de policiais para reforçar o policiamento na cidade e da nova sede da 73ª CIPM, que será na Orla de Juazeiro e que Juazeiro estava recebendo algumas operações da polícia para combater o crime, citando a operação que iria acontecer naquela noite de terça-feira, comandada pelo Comando de Policiamento da Região Norte, com o apoio do Grupamento Aéreo da PMBA. 

Os moradores aproveitaram a presença da major para cobrar que fosse feita alguma ação para combater o barulho de som alto provocado pelos bares da Avenida Ulisses Guimarães e principalmente ações de combate e prevenção contra mortes violentas, o tráfico de drogas, assaltos e roubos que vem acontecendo no Lomanto Júnior e no seu entorno. 

A Major se comprometeu em acionar a parceria que a CIPM tem com a Semaurb para sanar os abusos de som alto e intensificar o policiamento no bairro Lomanto Junior.  A comandante da 73 pediu a colaboração dos moradores  no combate à criminalidade e também no desenvolvimento de ações preventivas.  

Além da Major Ivana e do presidente do bairro, a mesa foi composta por Ivanildo e Nelson, presidente e vice do CONSEG, Por Charles Lima do Conselho Tutelar e Capitão Firmino. 

O ex-vereador Mitonho Vargas, morador do bairro e assessor do Deputado Euclides Fernandes (PT), falou da importância daquele momento para a comunidade e parabenizou a Major Ivana pelo trabalho desenvolvido na cidade. Na mesma linha de pensamento, o ex-prefeito Paulo Bomfim saudou a comunidade do Lomanto pela iniciativa e ressaltou a disposição e o compromisso da Major Ivana em atender os bairros da sua competência.

A Secretaria Geral da Associação de Moradores e coordenadora do projeto Mulheres em Movimento, Lucimar Alves,  sugeriu que fossem feitas ações sociais em parceria entre  a 73ª CIPM, Conselho de Segurança  e Associação de Moradores do Bairro Lomanto Júnior, o que foi acatado pelo presidente do CONSEG, Nelson Ataídes, que acredita ser possivel a parceria com a comunidade.

George Almeida, professor do SESC/SENAT, falou dos cursos EAD e das palestras que poderão ficar disponíveis para a Associação de Moradores e seus sócios. Charles do Conselho Tutelar se colocou à disposição para tratar, em outro momento, das questões que envolvem crianças e adolescentes e por fim a Conselheira Maria Senhora, se colocou à disposição da comunidade para encaminhar as mulheres do bairro que necessitam de exames de mamografia e preventivo para o Hospital do Amor, onde ela (Maria Senhora) realiza trabalho voluntário. 

Para o presidente da AMABLJ, João Leopoldo, a reunião foi bastante produtiva e que espera que cada vez mais as pessoas participem das atividades desenvolvidas pela Associação e colaborem com novas propostas. O comunitário convidou as pessoas para prestigiarem no dia 29 e 30 o espetáculo Re-Correntes, que é a retomada do teatro no bairro. 

Leopoldo falou das suas pretensões em tornar o Centro Comunitário em ponto de  atividades formativas, de cultura, esporte e lazer, mas, também de projetos sociais que cuidem dos idosos, dos adolescentes, dos jovens e que sejam políticas públicas de inclusão e formação cidadã.

Fonte: Ascom/AMABLJ

Fotos: Thiago/Ana Lú

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *