O Patrono da Academia de Contadores de Histórias já realiza o trabalho desde 2012 contando histórias da nossa cultura e também formando novos contadores de histórias incentivando a leitura e conhecimento cultural em Juazeiro e no Vale do São Francisco.
Desde 2010, a Associação Amigos das Histórias homenageia os contadores de histórias do Brasil e de outros países numa iniciativa com apoio da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Nos dois últimos anos o evento não aconteceu presencialmente devido à pandemia da covid-19.
A 13ª edição terá seu ponto alto de 16 a 20 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, quando serão entregues os certificados de honra ao mérito aos contadores de histórias do DF e Entorno.
Outra etapa das comemorações ocorrerá numa chácara em Brazlândia-DF, onde se reunirão 110 contadores de histórias do Brasil e do Peru em oficinas de formação continuada, saraus de histórias, rodas de saberes e em momentos de encontros e reencontros com saberes ancestrais que originaram a profissão dos contadores de histórias.
20 de março “DIA INTERNACIONAL CONTADOR DE HISTÓRIAS”.
O Dia Internacional do Contador de Histórias teve início na Suécia, em 1991. Celebrado mundialmente, é comemorado no início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Seja em volta de uma fogueira, na cama antes de dormir ou qualquer outro lugar, histórias nos trazem leveza e nos deixam mais humanos, sendo também como estratégia eficaz no incentivo a leitura e a escrita.
Esse dia já é comemorado em algumas partes do país, a exemplo de Amazonas, São Paulo, Recife, Sergipe e Brasília no qual já existe a Lei Municipal da Semana do Contador de Histórias, essa data também que celebra sua profissão e ressalta a importância da data como uma importante oportunidade para refletir e discutir a profissionalização dos contadores de histórias no Brasil.
Fonte: Ascom/Willian Soares
Foto: Divulgação/Willian Soares
0 Comentários