A Secretaria de Saúde de Juazeiro aprovou na terça-feira (13) em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, órgão deliberativo, que irá repassar a administração da Maternidade de Juazeiro-BA para o Governo do estado da Bahia. A justificativa do Secretário da pasta de saúde, Fernando Costa, é que os recursos repassados à Maternidade são incompatíveis para atender Juazeiro e mais 52 municípios.
Acontece que em 2020, um dos grandes focos e estratégia da campanha da então candidata a prefeita Suzana Ramos (PSDB) para conquistar a vitória com mais de 60 mil votos dos juazeirenses, foi justamente a Saúde. Suzana e seus apoiadores não pouparam críticas e investiram pesado na produção de vídeos denunciando as fragilidades da gestão passada, sobretudo, no quesito saúde.
Um dos vídeos mais chocantes usados até hoje em uma campanha política, em Juazeiro, foi apresentado em 2020, pela Coligação da candidata Suzana Ramos. Nas imagens, uma recém-nascida aparece no guia eleitoral, sem vida e em um caixão. A estratégia tucana era chocar e mostrar o descaso da administração do então prefeito Paulo Bomfim com a saúde e a Maternidade de Juazeiro.
Lembrando o Caso
No depoimento feito para o guia eleitoral em 2020, a avó da criança contava que o pré-natal da sua filha começou no Posto de Saúde do Bairro Antônio Guilhermino e que ela (a filha) teria sido encaminhada para o Hospital da Mulher, por ser uma gravidez de risco e foi justamente nas idas e vindas da sua filha, sem acompanhamento adequado que ela perdeu a neta.
O vídeo com a criança morta ficou exposto durante a propaganda política, em tela dividida, entre a avó e a então candidata, que se mostrava compadecida com a história triste contada pela avó.
Em determinado momento do vídeo a candidata Susana aparece em tom de campanha: “São situações como essa que me motiva a ser prefeita de Juazeiro, mas no meu governo isso vai acabar, vou construir a Casa de Parto Municipal para desafogar a Maternidade, vou contratar os médicos necessários, equipar e construir a UTI Neonatal”.
Suzana prometeu humanizar e acabar com os descasos da saúde no município de Juazeiro, mas depois de eleita, a realidade da atual gestão municipal em relação só tem piorado, segundo as inúmeras reclamações e denúncias da população na imprensa. Inclusive com a repetição de casos lamentáveis, a exemplo da morte de um recém nascido em agosto de 2020, passando pelo caso mais recente da dona de casa, Deliane Feitosa, de 31 anos, que veio a óbito em dezembro deste ano, depois de ter seus òrgãos perfurados ao fazer uma simples curetagem na Maternidade Municipal de Juazeiro.
São inúmeras as reclamações da população que não tem atendimento médico nos Postos de Saúde, que reclamam da falta de remédios, dentistas, ambulâncias para atender a população e transporte adequada para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O caos da administração na area da saúde se estende também aos constantes atrasos no pagamento de salários dos servidores da Sesau.
O que mudou nos planos da prefeita que prometeu em campanha construir equipamentos de saúde humanizar o atendimento à população de Juazeiro? Com a palavra, a Administração Municipal.
Da redação: TNR
0 Comentários