O SALITRE PEDE SOCORRO PARA COMBATER O FOGO NA REGIÃO

O  incêndio começou quarta-feira (27) no Vale do Salitre e aos poucos foi tomando conta da caatinga. Os salitreiros, mesmo sem os equipamentos necessários, tentaram conter as chamas na quinta-feira (28) a noite, sem sucesso.

Na sexta-feira alguns representantes das comunidades do Salitre e movimentos sociais se mobilizaram para pedir ajuda aos órgãos ambientais. 

A prefeitura de Juazeiro, Semaurb, Inema, Corpo de Bombeiros e as empresas Andrade Gutierrez e  Agrovale também foram acionadas na tentativa de se formar uma força tarefa para combater o incêndio. 

Mais uma vez o Corpo de Bombeiro de Juazeiro demonstrou que não está preparado para situações que envolvem grandes incêndios, sobretudo na mata, essa foi uma queixa recorrente dos moradores da  Lagoa do Boi que foi acometida pelo incêndio de grandes proporções, na mesma semana que a região do Salitre também estava em chamas. 

A Defesa Civil de Juazeiro tem menos estrutura ainda para atender esse tipo de chamada. Segundo informações da liderança do Coletivo Exame, Erica Daiane,  a Defesa Civil informou que o maquinário estava quebrado e outros estavam combatendo fogo na região de Pinhões. 

A Empresa Andrade Gutierrez disponibilizou um carro pipa na sexta, mas no sábado, por conta da folga dos funcionários, suspendeu a ajuda.   A Empresa Andrade Gutierrez disponibilizou um carro pipa na sexta, mas no sábado, por conta da folga dos funcionários, suspendeu a ajuda. Ainda no sábado, a pedido da comunidade, a Empresa Agrovale disponibilizou um carro pipa.

O Distrito de Irrigação enviou na manhã deste domingo (31) uma retroescavadeira para criar valas e evitar que o fogo passe para outras áreas.

 O salitre continua com focos de incêndio e a comunidade apela para que seja feita uma força tarefa permanente e que mesmo nos fins de semana, os órgãos estejam atentos e com condições  para combater os incêndios na região de Juazeiro.

Da Redação: TNR, com colaboração de Erica Daiane

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Pelo menos os Bombeiros, dentre todas essas instituições, foi o único que esteve no local desde a quinta feira.