Brigadista da Mineração Caraíba, Corpo de Bombeiros e moradores se juntam no combater ao incêndio nas comunidades do Umbuzeiro e Juvenal, em Juazeiro-BA 

Imagem do incêndio feita por Moradores do Umbuzeiro, interior de Juazeiro-BA

O fogo que começou na tarde de quinta-feira, por volta das 16h, nas comunidades de Angico, Umbuzeiro e Juvenal, interior de Juazeiro-BA,  ainda resiste, causando enormes prejuízos para a população e o meio ambiente. Segundo áudio enviado ao TNR , os  criadores de caprinos e donos de roças estão contabilizando as perdas.

Moradora da Fazenda Lagoa dos Porcos a jovem de 23 anos, Ellen Roberta, publicou seu desabafo: “O interior clama por socorro, o fogo está consumindo tudo, os prejuízos são incalculáveis!!”.  

Informações, que estão sendo apuradas pelo TNR, dão conta de que um criador de caprinos  já perdeu mais de 100 cabeças com o  incêndio. 

Os moradores das localidades do Umbuzeiro e Juvenal,  onde está concentrado  os maiores focos do  incêndio, criaram  equipes  para combater o fogo, com o apoio da Mineração Caraíba.

Segundo informações obtidas com exclusividade pelo TNR,  às 11:40, desta sexta-feira (29)  a Brigada de Combate a Incêndio Florestal da Mina, formada  por 30 pessoas, se deslocaram para ajudar as comunidades do Juvenal e Umbuzeiro a  controlar o fogo.  Os brigadistas terão o apoio de   três pipas com canhão ,abafadores e pulverizadores.

No Blog TNR Ingrid Paixão comenta: “Graças a moradores de comunidades envolvidas e vizinhas o fogo foi controlado, mais os mesmo ficam indignado em saber que Juazeiro uma cidade de tantos habitantes não tem um corpo de bombeiro, muito difícil ver um lugar se destruir e porquê um protocolo é mais importante, onde desfilar em um caminhão é mostrar serviço, muito triste senhores governantes. E senhores bombeiros”. 

Camila desabafa: “Minha gente é desesperador essa situação, cadê a prefeitura em parceria com o exército para liberar os pipas para ajudar? Na hora da eleição todos fazem tudo, mas na hora da precisão eles se mostram quem é quem”

O povo desabafa: “Como é que pode como é que diz que Suzana não entrou com providência com o Corpo de bombeiro Defesa Civil, não já pegou o reforço de outra cidades? É as empresas particulares que tá tendo que tem que tomar providência cara, disse que Agrovale entrou para ajudar, mais tem que ser muita gente, tem que ser pessoas especializadas nisso”

A população pede socorro à Prefeitura de Juazeiro através da Defesa Civil e outros órgãos do governo estadual e  federal  para controlar o incêndio e evitar ainda mais prejuízos.

Da Redação: TNR, com a colaboração da correspondente Jaimara Ferreira.  

 

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Precisamos de ajuda, porque infelizmente nossos moradores já estão cansado de lutar contra algo tão devastador, nossos guerreiros não tem equipamentos estão com a cara e coragem, tentando controlar essa destruição, porque quem poderia nos ajudar infelizmente não estão, quem poder compartilhar pedir socorro, peça porque ainda estamos enfrentando fortes fogos na região.

  2. Que Jesus tenha compaixão das nossas comunidades que estão sendo consumidas pelo fogo, ainda não foi controlado, mais com as ajudar que estamos recebendo, tudo dará certo