Sexta-feira Santa: Tradição Católica, Reflexão e Renascimento 

Foto: TNR

Sexta-feira Santa tradição católica que precisa de reflexão e renascimento 

A Sexta-feira Santa, que é celebrada em todos os países de tradição católica, será celebrada este ano com a mesa dos brasileiros um pouco mais pobre na hora da Ceia. 

Em tempos de inflação alta e desemprego recorde, o brasileiro usa da criatividade para não deixar passar em branco a ceia da semana santa. A compra do ovo de chocolate no domingo de páscoa, mesmo não sendo uma tradição cristã, já está enraizada e também não pode faltar.    

A celebração católica,  vem sempre acompanhada com a majoração dos produtos que fazem parte da Ceia cristã. O feijão verde teve alta de mais de 35%, em alguns supermercados de Juazeiro e Petrolina, os consumidores têm apelidado o produto de “ouro verde”. 

A alta dos preços, que já tem a inflação como vilã, deixa a ceia indigesta para boa parte da população brasileira, que precisa de muita criatividade para manter a tradição.  

A abstenção da carne vermelha deixou de ser uma opção para muitos, que já optaram há muito tempo pelo frango, ovo, salsicha, sardinha e outros acompanhamentos na hora das refeições.  

 As manifestações de fé e tradições populares se misturam e recebem influências culturais de acordo com as regiões. Não comer carne por exemplo para os cristãos, tem haver com o respeito ao sangue derramado na cruz por Jesus e o jejum é um sacrifício daqueles que querem aliviar-se ou afastar-se dos seus pecados.

Mas, curiosidades do tipo não varrer a casa, não pentear os cabelos e nem pegar em dinheiro, ainda são tradições fortes em alguns rincões brasileiros. No caso, de não pegar dinheiro na Sexta-feira da Paixão, é associado à traição de Judas, que vendeu Jesus por 30 moedas de ouro.

A Semana Santa, período em que os cristão reforçam sua fé, começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-feira Santa e, termina com a ressurreição de Cristo.

O Domingo de Páscoa, também deve ser um momento de renascimento, na mais profunda concepção da palavra. Sobretudo, em um país onde o ódio tem sido alimentado, por alguns líderes religiosos e autoridades políticas.

A páscoa, como símbolo de esperança e renovação, possa trazer mais solidariedade,  amor, gratidão e o verdadeiro sentido de ser cristão para o povo brasileiro.

Da redação: TNR

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *