“PL da Bala Solta”! O que está por trás do Projeto de Lei?

Segundo algumas entidades de direitos humanos, o presidente Jair Bolsonaro quer facilitar ainda mais o acesso às armas de fogo no Brasil. Inclusive dificultando o exército e a polícia de rastrear armas, munições e atiradores. Até mesmo a produção de miras telescópicas deixa de ter fiscalização pelas Forças Armadas.

Como se não bastasse a fixação por armar toda a população, Bolsonaro flexibilizou a declaração de aptidão psicológica de quem pode ou não portar armas de fogo. Pelos novos decretos, o “atestado” pode ser dado por qualquer profissional de psicologia, sem credenciamento anterior de órgãos de segurança pública.

Plano premeditado? Alguns analistas desconfiam que o presidente, que não perde a oportunidade de atacar as instituições democráticas, prepara um ambiente de caos, com a ajuda de seus  fanáticos e armados seguidores, em caso de  derrota nas eleições deste ano.  O cenário político que se anuncia, segundo  os institutos de pesquisa eleitoral, é que o presidente será derrotado ainda no primeiro turno, pelo ex-presidente Lula.  

O grupo radical de apoio ao presidente tem se movimentado nos últimos dias com muita força para espalhar enxurradas de fakes news contra os adversários políticos de Bolsonaro e plantado desinformação sobre as vacinas contra a covid19 em crianças, como a pretensão de jogar uma cortina de fumaça sobre as movimentações para aprovar o “Projeto de Lei da Bala Solta”. 

Segundo o senador Humberto Costa (PT/PE), em 2020 houve o crescimento de 91% nos registros de compras de armas de fogo no Brasil.  Em fevereiro de 2021, em declaração ao site “Congresso em Foco”, o parlamentar pernambucano acreditava que Bolsonaro estaria construindo um exército particular para suas pretensões contra a democracia. 

Em 2022, os grupos contrários ao armamento e pela democracia estão se mobilizando em todo o país para barrar mais uma sandice do presidente, que pretende facilitar ainda mais a compra de  armas com o PL da Bala Solta!

O movimento “Quem Ama Não Arma” criou várias plataformas online para a população pressionar deputados e senadores indecisos a não votarem a favor do PL do presidente Bolsonaro.

O endereço eletronico do movimento https://www.quemamanaoarma.com/#3

Da Redação: Com informações do Congresso em Foco/Quem Ama Não Arma

Compartilhe essa notícia:

Insira seu e-mail e assine nosso Portal

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *