Não pretendo neste breve texto me limitar a comparações entre Juazeiro e Petrolina, nem tão pouco credibilizar uma cidade em detrimento da outra, até porque tenho duras críticas à forma de gestão das duas cidades.
Mas vamos ao fato! Semana passada estive caminhando pelo centro de juazeiro e a ornamentação feita pela prefeitura em comemoração ao Natal me chamou atenção por uma característica: a Feiura! Me desculpem a dureza da palavra, mas é fundamental colocarmos na mesa o que representa aquele presépio, as árvores iluminadas e os anjinhos que foram colocados na Praça da Matriz.
Fiz questão de olhar de perto e me deparei com coisas absurdas, os camelos e anjinhos por exemplo, com espumas e panos mal cortados, tecidos de má qualidade, acabamentos mal feitos etc. Já nas árvores iluminadas, vemos fios à mostra, sem segurança nenhuma, sem sinalização para os devidos cuidados, colocando em risco pessoas mais desatentas. Enfim, muitos são os detalhes que mostram o pouco (ou até mesmo nenhum!) valor que a prefeitura de Juazeiro tem pelo seu povo.
O espírito natalino sempre foi alimentado por diversos valores, dentre eles solidariedade, perdão, humildade e generosidade, no entanto quando olhamos para a ornamentação feita pela gestão de Suzana, o sentimento que vem à tona são outros. A falta de vontade, o desrespeito, a desvalorização parecem impregnar aquelas objetos colocados, inclusive, sem nenhum sentido estético. Diferente do natal de Petrolina, que valorizou sua gente, investiu em detalhes e na beleza da ornamentação, Suzana não se importou com a população juazeirense.
O que fica evidente ali é que ela (Suzana e sua equipe) não se importam com os valores natalinos. Pelo visto a atual gestão não percebeu que depois de dois anos de dificuldades, sofrimento e perdas, ocasionada pela pandemia do coronavírus e pela crise econômica do país gerada pelo (des)governo do seu aliado Bolsonaro, o povo brasileiro precisa ressignificar suas vidas, alimentar suas esperanças e esse momento, sem dúvida, é feito no Natal.
Suzana, respeite o povo juazeirense e nos dê um Natal digno de ser comemorado, pois será assim que vamos ter força, fé e coragem de caminhar no ano de 2022, superando os desafios, dentre eles, a incompetência administrativa da sua gestão.
Felipe Sena, Educador Popular e militante da Frente Brasil Popular em Juazeiro.
0 Comentários