Depois de muita pressão dos artistas de Juazeiro, sobretudo dos músicos, que desde o dia 05 de março, ocuparam os sinais da cidade, em atitude desesperada para manter suas famílias com dignidade, a prefeita Suzana Ramos resolveu anunciar na quarta-feira(20), que fará o pagamento do auxílio emergencial no valor total de 360 mil, para os trabalhadores da Cultura.
Tá Na Roda
A preocupação em anunciar o auxílio emergencial se deu principalmente para evitar a Manifestação do setor cultural, que decidiu em reunião virtual, com a participação de artistas, produtores, técnicos e articuladores de diversos segmentos da cultura juazeirense, fazer uma manifestação no dia de hoje (20/05) no Paço Municipal.
Em um dos trechos do manifesto, foi colocado – “A situação de muitos artistas já é insustentável, falta dinheiro para alimentação e para as contas, e a situação se agrava para aqueles que precisam pagar aluguel, nesse sentido, é urgente que a Prefeitura Municipal de Juazeiro se manifeste em favor dos artistas e da cultura”
A pauta, além da necessidade urgente de implantação de um auxílio emergencial, teria outros temas, como a aprovação do Plano de Cultura e do Fundo de Cultura..
A luta dos fazedores de cultura juazeirenses é para minimizar os efeitos da Pandemia da Covid19, que impossibilitou o setor de realizar shows, peças de teatro e outros eventos, não foi em vão com a sinalização da prefeita em aprovar o Auxílio Emergencial. Mas ainda resta a preocupação de que o Projeto não seja discutido com todos os segmentos que atuam campo cultural.
A prefeita declarou ontem, que o projeto emergencial que irá beneficiar pelo menos 300 pessoas, com uma média de R$ 400,00 (quatrocentos reais) durante três meses, será finalizado junto com os artistas, antes de ser enviado para a Câmara de vereadores.
O curioso é que a prefeita se recusou a receber a comitiva de artistas que esteve no Paço, nesta quinta-feira (20) e que organizou uma manifestação em defesa do Auxílio Emergencial, ouvindo apenas os artistas que ocupam cargos comissionados na prefeitura.
Mesmo com o investimento de 360 mil no auxilio emergencial, a Seculte deverá economizar e muito, já que não realizará grandes projetos e eventos calendarizados por conta da Pandemia de Covid19.
Perguntar não ofende. Alguém sabe qual é o Planejamento e Ações da Seculte para esse ano?
Tá Na Roda
0 Comentários