As localidades de Campo dos Cavalos e Assentamento São Francisco estão enfrentando sérios problemas devido às queimadas que têm devastado grandes áreas da caatinga na região do Salitre, a poucos quilômetros da cidade de Sobradinho, no norte da Bahia.
De acordo com informações de moradores, a fumaça dos incêndios tomou conta da pista da BA 210, prejudicando a visibilidade dos motoristas. O fogo se espalhou por fazendas na margem esquerda da ponte sobre o Rio Salitre até a localidade de Lagoa Grande.
“Nos últimos quatro anos, tem sido sempre assim. E o que sabemos é que a maioria dos incêndios são criminosos”, desabafou uma residente da área, que preferiu não se identificar. Ela relatou ao TNR que existem suspeitas de que a situação dos incêndios tenha se agravado com a iminente instalação de um Parque de Energia Solar na região. Segundo ela, essa situação pode estar sendo utilizada para desvalorizar as áreas queimadas e facilitar a aquisição de propriedades rurais de pequenos produtores, que ficariam impossibilitados de alimentar seus animais e de cultivar devido à destruição da caatinga.
O TNR está investigando a informação de que uma empresa planeja construir um parque de energia solar de 5 mil hectares — o maior da América Latina — precisamente na região do Salitre, onde os incêndios têm sido recorrentes.
O fogo foi controlado pela equipe do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, com o apoio de voluntários da região do Salitre. No entanto, segundo alguns moradores, as chamas têm se comportado de forma intermitente, persistindo há uma semana com a retomada de novos focos.
Da redação: TNR
Imagem: Reprodução
0 Comentários