O PL que em 2020 elegeu 20 prefeitos na Bahia viu sua força política à frente do executivo municipal nas cidades baianas, encolher. A legenda que tem como principal liderança o ex-presidente Bolsonaro, teve 95% de perda dos prefeitos eleitos, segundo informações do Site Bahia Notícias. De acordo com levantamento feito pelo BN, o PL tem apenas o comando da prefeitura de Porto Seguro, que tem a frente Jânio Natal Andrade Borges (PL).
Segundo dados públicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e informações apuradas pelo BN, vários prefeitos abandonaram o PL e migraram para outras legendas, incluindo partidos ligados ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O esvaziamento do PL no executivo municipal pode está atrelado aos resultados das eleições de 2022 no estado e em nível nacional, onde Lula teve mais de 70% dos votos válidos na Bahia durante o segundo turno das eleições, contra um pouco mais de 27% do candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL), sendo que esta polarização trouxe reflexos positivos para a eleição do candidato do PT a governador do Estado.
Fonte: Com informações do BN
Foto: Reprodução
1 Comentário
O encolhimento do PL na Bahia é simples de ser explicado, o presidente João Roma não está nem aí para o partido, não dá o menor apoio as cidades que tentam manter o partido vivo. Vejam na cidade de Juazeiro com uma candidata a prefeita altamente qualificada ele não tem nenhum interesse, na verdade o interesse dele todos já sabem qual é.