O Dia mundial de Combate à Desertificação e à Seca é comemorado em 17 de junho e, neste ano, o tema das celebrações é “Unidos pela Terra. Nosso Legado. Nosso Futuro”.
Sendo assim, o Dia Mundial e Combate à Desertificação e à Seca é marcado para aumentar a consciência global sobre esses temas, destacando os métodos de prevenção da desertificação e recuperação.
Conforme as Nações Unidas, a desertificação, a degradação da terra e a seca estão entre os desafios ambientais atuais mais urgentes. Até 40% de toda a área terrestre é considerada degradada.
A importância desse tema também está relacionado devido aos solos saudáveis garantirem a produção de 95% dos alimentos consumidos, além de vestuário, abrigo, posto de emprego, meios de subsistência e meios de proteção para circunstâncias como secas, inundações e incêndios florestais.
Devido a atual população mundial que está estimada em 8 bilhões habitantes associada a padrões de população e consumo insustentáveis, cresce a demanda por recursos naturais, colocando pressão excessiva sobre a terra a ponto de degradação.
A ONU lembra ainda que mais de 1 bilhão de jovens com menos de 25 anos vivem em países em desenvolvimento, particularmente em regiões diretamente dependentes da terra e dos recursos naturais para sustento.
O Secretario Geral da ONU, António Guterres gravou uma mensagem nesta segunda-feira (17) alertando o mundo sobre o declinio da biodiversidade, a degradação do solo devido às mudanças climáticas, à expansão da agricultura e a urgência dos seres humanos em fazer as pazes com a natureza.
0 Comentários